Receita para seu vídeo ficar um show

Zeca Camargo posa no cenário do "Vídeo Show"
Zeca Camargo posa no cenário do “Vídeo Show”

Se você é daqueles que ama acompanhar os acontecimentos da TV, seja aqui, ali e acolá, preste bem atenção nessa receita. É simples, fácil e qualquer leigo pega de cara.

RECEITA DO DIA: Vídeo Show

1 xícara de respeito ao passado

8 colheres de atenção ao que o público fala

4 xícaras de semancol (quem nunca?)

3 colheres de sensibilidade

5 punhados de humildade

Reserve o estrelismo, a estridência, a histeria e o narcisismo e os jogue fora, afinal, a receita não pode azedar.

MODO DE FAZER

Bata tudo no liquidificador por 5 minutos e leve ao forno por mais 40. Sirva com um copo de refresco Vídeo Game, aquele da loura da pinta na perna. A receita, passada de geração pra geração, é sucesso há 30 anos

/////

Confesso que fiquei estarrecido com a declaração de Zeca Camargo durante a edição deste ano do “vem_aí”, nessa quarta-feira (02) em São Paulo. Conforme informou o RD1, Zequinha disse o seguinte a um repórter: “O Vídeo Show não concorre com ninguém. O Vídeo Show simplesmente existe. Está há 30 anos no ar e eu faço um programa de qualidade”.

Se Camargo não sabe, o “Zeca Show” — afinal o “Vídeo Show” foi totalmente descaracterizado com a chegada do ex-âncora do “Fantástico” — vem penando para superar o “Balanço Geral” (Record). Perdeu na segunda-feira (31) por 10 x 9 e na quarta por 9 x 8, dia em que também chegou a ficar em terceiro lugar, durante a exibição da série “Eu, a Patroa e as Crianças” (SBT).

Uma nova reformulação é esperada para as próximas semanas: novos quadros, menos Zeca  — ele vai aparecer pouco no vídeo e também atuará como repórter —, mais show e uma tentativa tardia de resgate ao formato consagrado serão experimentados. O superengraçado Otaviano Costa (SQN!) ganhará um quiz show.

Por que não retomar o clássico formato pré-Boninho (outro que tem sua parcela de culpa nessa história), com um apresentador conciso chamando notícias? Afinal, a essência do programa está aí, um noticiário despojado sobre os bastidores da Globo. O retorno do “Vídeo Game” com Angélica, que saiu de férias sobre o pretexto de voltar meses depois, é mais do que aguardado. O “mini-programa” era um dos melhores momentos do “Vídeo Show”.

Há que se levar em conta o seguinte: quando se exige de um formato uma repaginada, isso não significa uma modificação na sua essência. O “Vídeo Show” começou a perder-se quando entrou para o núcleo de Boninho, que enfiou a esposa Ana Furtado na apresentação, junto com os opacos Luigi Baricelli e Fiorella Mattheis — justiça seja feita à talentosa Giovanna Tominaga. Deixou de ser gravado, passou a ser ao vivo, voltou a ser gravado, trocou apresentadores, repórteres, cenário e burlou um formato consagrado.

O processo de derrocada foi concluído com a entrada de Ricardo Waddington, grande diretor de novelas da emissora. Ele trouxe (????) Zeca para o formato. Aceitou sugestões do jornalista, que transformou o “Vídeo Show” no “Zeca Show”, um talk show dentro do programa, que passou a exibir reportagens dispersas, sem qualquer conectivo. Deu no que deu. Agora, tentam aos poucos retomar o formato, nem que seja parcialmente.

Por mais que o programa vá ao ar num horário em que a maioria já tenha almoçado, é necessário levar em conta a capacidade da atração de embrulhar o estômago. Chega a causar ânsia observar a que ponto as coisas chegaram. Não adianta querer inventar a roda, o programa pede simplicidade e objetividade. Papo cabeça não orna. É necessário reconhecer esse erro e voltar atrás. Afinal, entre um programa de apresentadores e repórteres estridentes e um policialesco-humorístico, o público tende a optar pelo menos indigesto.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
João Paulo Dell SantoJoão Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].