Jô Soares faz entrevista tensa com autores de livro sobre black blocs

Jô
Jô Soares insistiu em associar black blocs ao nazismo e incomodou entrevistados

Na madrugada desta terça-feira (11) Jô Soares recebeu os autores do livro “Mascarados: A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc”, mas a conversa com a socióloga Esther Solano e os jornalistas Bruno Paes Manso e Willian Novaes se manteve acima do tom durante todo o tempo. Isto porque o veterano não fez questão nenhuma de esconder que discordava do ponto de vista de seus entrevistados.

Logo nos primeiros minutos, o apresentador questionou a socióloga sobre sua motivação para pesquisar sobre um tema “tão tenebroso”, ao que ela respondeu tentando amenizar esse conceito, por meio da reiteração de que o tema não era tão tenebroso assim.

Na sequência, por mais de uma vez, Jô associou o movimento black block aos regimes fascista e nazista, relatando que, em uma destas manifestações, viu pessoas com a suástica – “o símbolo mais terrível da história da humanidade” – tatuada nas costas. A generalização incomodou os entrevistados.

“Por um [indivíduo], você não pode intitular o resto, né? Um não é massa”, rebateu Esther, frisando que, durante o seu trabalho de campo, ela nunca se deparou com situação semelhante. As divergências ficaram explícitas durante todo o bate papo, até que, em determinado instante, Soares interrompeu um dos jornalistas, para que ele pudesse concluir a pergunta que estava formulando.

Em dado momento, a socióloga explicou qual é o pensamento dos manifestantes com quem conversou. “Cometemos violência contra bancos para mostrar que o sistema é violento. Não sou eu que sou vândalo porque estou jogando pedra, o Banco do Brasil que é por suas taxas de juros”.

Mais tarde, ao voltar a equiparar nazistas e black blocs, Jô ouviu que esta não era uma comparação honesta. “Você comparar black blocs; com a violência nazista me parece que não é honesto. Em um estamos falando de violência contra objetos, em outro, de um extermínio [de judeus]. Acho que não é equilibrado”, sentenciou. O convite para que os autores participassem do programa partiu do próprio Jô.

Assista a entrevista completa diretamente no Globo Play, clicando aqui.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.