“Jornal da Record” muda e fica “parecido” com o “Jornal Nacional”

JR x JN
Celso Freitas e Adriana Araújo no “Jornal da Record”; William Bonner e Renata Vasconcellos no “Jornal Nacional”

Na noite desta segunda-feira, 05, a Record reforçou um estigma que a persegue e lhe rende a alcunha de “Recópia”: o de copiar a grade e os produtos da Globo. Exibido entre 21h43 e 22h31, o “Jornal da Record” surgiu com uma identidade visual renovada, o que gerou uma série de comentários nas redes sociais.

Com a retocada, o noticiário apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo ganhou contornos e tonalidades que lembram o principal telejornal da concorrente. Desde abril, o “Jornal Nacional” passou a contar com um novo estúdio e recursos tecnológicos mais avançados, como um telão de LED que possibilita uma interação 3D entre âncoras e repórteres.

À primeira vista, a recauchutagem do “JR” ateve-se ao logotipo e grafismo do informativo, conforme é possível observar na montagem a seguir. A disposição do mapa-múndi ao fundo, o clareamento do azul, cor base do “JN”, e uma fina linha vermelha que serve de contorno à sigla se sobressaem na proposta gráfica.

Confira e compare: 

Jornal da Record
Na 1ª imagem, o novo logotipo do “JR”; na 2ª, a identidade do telejornal entre 2006 e 2009; na 3ª, o tom adotado entre 2010 e setembro de 2015
JN
Na 1ª imagem, o atual logotipo do “JN”; na 2ª, a identidade do telejornal entre 2001 e 2009; na 3ª, o tom adotado entre 2009 e abril de 2015

AUDIÊNCIA

Na noite de ontem, embora não concorram diretamente, o “Jornal Nacional” registrou o dobro de audiência do “Jornal da Record”. Enquanto o “JN” anotou 24 pontos com pico de 27 e 33% de share (Record 20 e SBT 11), o “JR” cravou 12 de média com máxima de 21 e 17% de participação (Globo 28 e SBT 11). Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
João Paulo Dell SantoJoão Paulo Dell Santo
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].