Na noite desta segunda-feira, 05, a Record reforçou um estigma que a persegue e lhe rende a alcunha de “Recópia”: o de copiar a grade e os produtos da Globo. Exibido entre 21h43 e 22h31, o “Jornal da Record” surgiu com uma identidade visual renovada, o que gerou uma série de comentários nas redes sociais.
Com a retocada, o noticiário apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo ganhou contornos e tonalidades que lembram o principal telejornal da concorrente. Desde abril, o “Jornal Nacional” passou a contar com um novo estúdio e recursos tecnológicos mais avançados, como um telão de LED que possibilita uma interação 3D entre âncoras e repórteres.
À primeira vista, a recauchutagem do “JR” ateve-se ao logotipo e grafismo do informativo, conforme é possível observar na montagem a seguir. A disposição do mapa-múndi ao fundo, o clareamento do azul, cor base do “JN”, e uma fina linha vermelha que serve de contorno à sigla se sobressaem na proposta gráfica.
Confira e compare:
AUDIÊNCIA
Na noite de ontem, embora não concorram diretamente, o “Jornal Nacional” registrou o dobro de audiência do “Jornal da Record”. Enquanto o “JN” anotou 24 pontos com pico de 27 e 33% de share (Record 20 e SBT 11), o “JR” cravou 12 de média com máxima de 21 e 17% de participação (Globo 28 e SBT 11). Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.